Da semeadura até a colheita.

Da semeadura até a colheita
“A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga” Marcos 4.28

Você se lembra daquela experiência de plantar o feijão no algodão quando estávamos no primário? A expectativa era grande para ver o feijão brotar! Observávamos cada etapa do crescimento como algo extraordinário. Este é o milagre da vida.

Jesus comparou a vida cristã muitas vezes com o trabalho no campo. Tudo começa com uma semente que brota, cresce e depois de seu próprio fruto. Primeiro somos semeados e depois de frutificar podemos espalhar nossas sementes cumprindo o papel do semeador.

Um grande perigo para o cristão é não entender este processo em sua vida. Ninguém nasce pronto. É preciso crescer. Para crescer espiritualmente é necessária vontade de progredir na vida cristã até dar frutos.

Você tem dado frutos?

1- SEMEAR: “A terra por si mesma frutifica”
Quando o terreno está bom para o plantio, a terra produz naturalmente. A parábola do semeador nos dá exemplos de terrenos pedregosos, espinhosos, duros e de uma terra fértil. A boa semente da Palavra de Deus brota com sucesso no coração que está como terra fértil.

Muitas pessoas dizem que já conhecem a Palavra de Deus. Já ouviram a verdade do Evangelho. A semente da palavra já foi semeada em seus corações. Mas será que ela brotou?

Mesmo assim a tarefa do semeador descrita por Jesus não é escolher onde jogar a semente. Deve semear por todo lado. Deus é quem vê cada coração e fará germinar a semente.

A semente da palavra de Deus tem sido semeada em seu coração?
Deixe brotar a Palavra do Senhor em sua vida!

2- CRESCER: “primeiro a erva”
Quando a semente germina surge o caule, manifesta-se o milagre da vida. De dentro daquele grão abaixo da terra, sem que ninguém veja, o broto sobe rasgando a terra em busca de luz.

As condições climáticas e do solo são determinantes para que a planta cresça. Além de um terreno apropriado, precisa de água e muita luz.

Na vida cristã, o crescimento espiritual é algo tão fascinante quanto a natureza mostra. O novo convertido precisa, além de um terreno fértil em seu coração, de luz e de água.

A luz, sabemos ser a Palavra A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.’ Salmos 119:105
A água representa a intimidade com Jesus que nos sacia com água da Vida mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".João 4:14

Neste clima de espiritualidade, o novo convertido consegue crescer a cada dia.
Você tem crescido espiritualmente?

3- DESENVOLVER: “depois, a espiga”
Quando a espiga começa a aparecer significa que a planta está se desenvolvendo com saúde. Interessante que Jesus definiu que este desenvolvimento só vem ‘depois’ que houve a semeadura e o crescimento da planta.

Uma planta saudável deve ter o mesmo tanto de raízes no subsolo que folhagens externas.
O crescimento vertical é importante, mas se a planta apenas crescer sem criar corpo para se sustentar, estará fragilizada podendo ser derrubada pelo vento ou chuva, de modo que poderia perder todo o trabalho de até então.

Crescer é muito bom porque todos vêm, mas o desenvolvimento é interno. A vida cristã precisa ser fortalecida a cada dia. As experiências do dia a dia, somadas à vida de oração e estudo da Palavra são ferramentas para fortalecer a espiritualidade.

Você tem se desenvolvido em sua vida cristã?
Alimente-se espiritualmente para seu desenvolvimento na fé!

4- FLORESCER: o pendão
Toda planta floresce antes de dar fruto. A quantidade de flores determinará a colheita. O pendão onde nasce a flor é o mesmo que brota o fruto. As flores recebem ajuda de abelhas e beija-flores bem como outros pássaros que têm a missão o pólen na flor para que o fruto vingue.
Embora a beleza do florescer seja passageira, permanece inesquecível na memória de quem presencia.
O florescer da vida cristã não é o início da caminhada, mas quando o crente está amadurecendo espiritualmente e começa a dar sinais de frutos.

A pessoa que já floresceu alcançou maturidade somada à expectativa de frutificar assim que possível. Suas emoções se tornam mais estáveis para manter-se animado e não se deixa abater por qualquer coisa.
Sua vida espiritual já floresceu?
Deus quer te conceder dons espirituais e te dar uma alegria duradoura!

5- FRUTIFICAR: “por fim, o grão cheio na espiga”
Na ordem lógica apresentada por Jesus, o tempo de frutificar vem ‘por último’. Isso significa que precisamos esperar. Há um tempo para tudo, para plantar e para colher (Eclesiastes 3.2). Mas vale a pena esperar.

A partir do fruto colhido, sementes são extraídas e lançadas no solo para do mesmo modo crescer, desenvolver, florescer e novamente frutificar. O processo se repete.

Os frutos são a recompensa de tanto trabalho e dedicação. Existem plantas que dão fruto com maior frequência, outras apenas uma vez ao ano. O agricultor sabe o tempo certo de cada fruto e espera atenciosamente para no momento exato, colher.
Os frutos da vida cristã são os resultados do discipulado. A pessoa começa a evangelizar, testemunhar. Através de seu testemunho, pessoas aceitam a Jesus, seguem a mesma jornada cristã.

Você já está dando frutos em sua vida cristã?
Prepare-se para dar frutos discipulando vidas!
Você pode ter uma vida cristã frutífera!
-CONCLUSÃO:
Jesus comparou a Obra de Deus com o serviço do campo porque nenhum outro trabalho exige tanta dedicação, paciência e dependência de Deus para obter resultados como o de semear, cuidar e colher.

Assim também é o discipulado. Você é semeado, brota, cresce, se desenvolve, floresce e depois frutifica. Cada etapa é importante e não pode ser ignorada. Se crescer sem desenvolver, poderá não dar frutos. Uma fase depende consequentemente da outra.
Como é triste ver uma lavoura abandonada e condenada a não dar frutos. Isso tem acontecido com muitas pessoas que são semeadas na Palavra de Deus, mas não são cuidadas para desenvolver e florescer até frutificar. Assim como alguém cuidou de você agora você precisa cuidar de alguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Natanael

O poder do sangue de Jesus